terça-feira, 29 de julho de 2008

Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins Trabalha com Educação Popular (clique aqui)

Educação Popular em Saúde: uma estratégia de inclusão social

22/11/2004 - Wladimir Machado - ESPECIAL - Leituras: 626
Iniciado em outubro de 2003, o Programa Estadual de Educação Popular foi criado pelo Ministério da Saúde e implementado pela Sesau - Secretaria de Estado da Saúde. O novo programa vai sibstituir o antigo Programa Educação em Saúde, agora com uma nova estrutura para atender as diretrizes da educação permanente na área de saúde, com a participação mais efetiva dos gestores, conselheiros de saúde e movimentos sociais.

O Programa Estadual de Educação Popular faz parte da gestão Federal do SUS em relação à formulação das políticas orientadoras da formação, desenvolvimento, distribuição, regulação e gestão dos trabalhadores de saúde no Brasil.

O diferencial na Educação Popular é o envolvimento de vários seguimentos na promoção da saúde, respeitando a cultura, as práticas sociais de cada região. “A Educação Popular propõe uma maior participação da sociedade no controle social, ou seja, maior participação da comunidade nas decisões tomadas, além da realização do trabalho conjunto na prevenção de doenças, em que são utilizadas estratégias de conscientização adaptadas às realidades locais”, ressalta secretário de Estado da Saúde, Petrônio Bezerra Lola.

De acordo com as bases conceituais do programa, a Educação Popular busca promover a participação dos sujeitos sociais, incentivando a reflexão, o dialogo e a expressão da afetividade, além de potencializar a criatividade e sua autonomia. No contexto da saúde, volta-se para a promoção da participação social no processo de formulação e gestão da política de saúde, direcionando-a ao cumprimento efetivo dos princípios éticos do SUS - Sistema Único de Saúde. “A educação popular em saúde é uma estratégia para reorientação das práticas de saúde que compreendem a produção de conhecimento compartilhado, de projetos políticos que suscitem a adesão da sociedade e de ações capazes de produzir novos sentidos nas relações entre necessidades de saúde da população e organização de cuidado da saúde”, explica Sinvaldo dos Santos Moraes, gerente estadual de Educação Popular e Saúde da Sesau.

A educação popular no Estado está atuando em quatro eixos para implantação do programa: articulação dos movimentos sociais, capacitação dos gestores municipais e conselheiros de saúde, educação em saúde e comunicação em saúde como a construção compartilhada do conhecimento. O programa envolve profissionais das áreas técnicas de saúde, educação e segmentos sociais, a exemplo de escolas promotoras de saúde, saúde da mulher, DST/Aids, Cges - Coordenação de Gestão da Educação na Saúde, Funasa - Fundação Nacional de Saúde, ONG’S e Secretarias Municipais de Saúde, entre outros.

Para a implantação do programa de Educação Popular em Saúde, a Sesau já realizou capacitações nos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi, envolvendo, ao todo, 83 participantes. Os próximos municípios capacitados serão Porto Nacional, Dianópolis, Paraíso, Miracema, Guaraí, Colinas, Tocantinópolis e Araguatins.

Nenhum comentário: