segunda-feira, 26 de maio de 2008

NOTÍCIA NA PÁGINA DA UNIGRAN



Já no 1º semestre, alunos da UNIGRAN tomam parte em atividades do projeto de extensão Educação Popular em Odontologia, junto com agentes de saúde.


Sexta-feira, 23 de Maio de 2008


Acadêmicos de Odontologia realizam projeto de educação em saúde na comunidade.


Desenvolver trabalho humanizado e estabelecer vínculo afetivo com os pacientes. Acadêmicos do curso de Odontologia da UNIGRAN estão realizando na prática um trabalho de educação em saúde e conhecendo de perto a realidade dos moradores. Eles estão atuando em equipes do Programa Saúde da Família, da Secretaria de Saúde de Dourados, e do Projeto “Educação Popular em Saúde”. A proposta é conhecer as ações de prevenção e o modo de vida das famílias. As atividades tiveram início na terça-feira, nas imediações da Vila São Braz.

Organizados em grupos de pelo menos dez alunos, eles percorrem os Bairros Canaã II, Jockey Clube e Vila São Braz. Acompanhados dos agentes comunitários de saúde, tiveram a missão de adentrar os lares e trocar experiências com os moradores. Conforme iam se conhecendo a conversa se estendia ao passo de se tornarem amigos. Cada história de vida era anotada em forma de relatório.

Nas residências, os acadêmicos eram recebidos pelas crianças, jovens e adultos. O contato era realizado com todas as pessoas da casa, com objetivo de identificar as suas expectativas, seus sonhos e necessidades.

“É importante que os profissionais conheçam na prática a realidade de seus pacientes. Dentro do consultório, em específico na saúde pública, não se pode trabalhar apenas no contexto curativo. Para ter melhores resultados é necessário conhecê-los”, disse a acadêmica Karoline Bigatão Balasso.

Envolvidos na primeira visita com os “pacientes”, os alunos conquistaram a confiança dos moradores. “Conversamos sobre tudo, é interessante a gente ter pessoas para falar sobre vários assuntos e contar um pouco sobre a nossa história, das dificuldades encontradas aqui no bairro”, disse a moradora do Jockey Clube, Sahana de Oliveira.

A agente de saúde, Valdete Pereira da Silva, descreve que a companhia dos acadêmicos junto a comunidade é importante para conhecerem de perto os anseios dos moradores, em específico dos mais carentes. “Eles que vão ser dentista daqui alguns anos é bom terem esse contato com a realidade da comunidade”, comentou. Ela ainda disse que conhecer o paciente e a sua família ajuda nos resultados do tratamento. “Estabelecemos confiança com os moradores e isso contribui com o atendimento à saúde num todo. O nosso trabalho auxilia os médicos do posto de saúde”, ressaltou.

Reiterados com a comunidade, os acadêmicos de Odontologia montaram duas sestas básica para entregar ao projeto desenvolvido pelos agentes de saúde com os moradores hipertensos e diabéticos. Outra ação desencadeada pelos alunos é a campanha do agasalho e a arrecadação de vidros para reciclagem. O dinheiro arrecadado é revertido para ajudar na organização das atividades educativas do projeto.

Educação Popular em Odontologia

As atividades desenvolvidas com os moradores da região da Vila São Braz fazem parte da disciplina de “Saúde Coletiva I”, com a professora Pollyana Borges, sob o foco do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). “O diálogo entre paciente e profissional é um dos critérios que contribui com o processo educativo para diferenciar do método convencional de atendimento, onde o trabalho é apenas curativo”, explica a professora. A proposta de conhecer os pacientes é destacada como fatores que contribui para adequar as condições de trabalho de acordo com a realidade da comunidade ou indivíduo.

Baseado no que os alunos observam sobre a realidade de vida dos moradores, em sala de aula passam a criar projetos afirmativos que visam contribuir com a qualidade de vida da comunidade. “Nem sempre eles apresentam problemas de saúde bucal, mas o profissional tem que estar preparado a lidar com o paciente como ser humano”, disse a professora. (FV)

Disponível no site da UNIGRAN
http://www.unigran.br/uninoticia.php?cod=3051

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