Por muito tempo saúde foi caracterizada como ausência de doença formando um conceito muito limitado para uma temática tão abrangente.
Atualmente o termo saúde tem sido abordado de uma forma mais complexa e menos simplista, na concepção de um processo em construção que vislumbra uma relação harmônica entre o indivíduo e o meio, meio este que pode ser o próprio ambiente de trabalho, local onde o trabalhador está inserido e interagindo, influenciando e sofrendo influências.
A presente reflexão propõem repensarmos nosso ambiente de trabalho, enquanto profissionais da saúde, na perspectiva de implementar ações de promoção da saúde com vista a proporcionar qualidade de vida ao trabalhador/cuidador.
É preciso refletir sobre os aspectos que interferem na motivação dos funcionários e propor mecanismos voltados à motivação dos mesmos, de forma que as condições de trabalho não interfiram, más sim colaborem com a redução da vulnerabilidade e riscos à saúde, proporcionando satisfação, motivação, bem estar e alegria.
Uma ferramenta que tem sido muito utilizada em diferentes campos de trabalho, como forma de minimizar os efeitos nocivos da carga de trabalho tem sido a ginástica laboral. Ela consiste, basicamente, na prática de exercícios leves com duração de aproximadamente 15 minutos, realizados durante a jornada de trabalho. Vários autores têm demonstrado por meio de estudos que a referida ferramenta tem apresentado bons resultados, despertando nos trabalhadores o desejo pela prática de atividades físicas, rompendo assim com o sedentarismo tão presente nos dias atuais, e principalmente proporcionando entre os funcionários e colegas de trabalho uma melhor interação.
Conforme (BERGAMASCHI, 2002), entre os efeitos produzidos pela ginástica laboral, estão a redução de dores e dos sintomas de estresse além da percepção de uma melhora significativa no relacionamento entre os trabalhadores e ainda no ambiente familiar.
Deixo aqui como sugestão começarmos a fomentar a possibilidade da aplicação de tal ferramenta em nosso ambiente de trabalho. Acredito que a iniciativa trará benefícios aos servidores e consequente melhoria na qualidade dos serviços prestados.
Em breve postarei novas reflexões sobre o assunto.
Abraços a todos!!!
Fonte da citação:
BERGAMASCHI, Elaine C. Ginastica Laboral: Possíveis implicações para as esferas física, psicológica e social. Atividade Física & Saúde, Rio Claro, v. 7, n. 3 p. 23-29, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário