Os acadêmicos de psicologia da UNIGRAN, sob coordenação da professora Elizete Comerlato realizaram várias atividades educativas junto à comunidade da Vila São Braz e com a equipe do PSF 17. Um dos temas abordados foi sobre o Caramujo Africano e os riscos para à saúde! Abaixo está um panfleto montado por eles para informar a população sobre os cuidados que são necessários para não ser contaminado por doenças trasnmitidas pelo Caramujo Africano!


Ele é grandão, mede de 10 a 20 cm e pesa até meio quilo e, é danado para comer plantas e frutas que vê pela frente. Muito cuidado com o Caramujo Africano! Transmite doenças através da gosma que deixa na pele das pessoas, em hortaliças e frutas e por onde passa. Ataca o intestino, dá dor na barriga, febre, enjôo, vômitos, diarréia, dor de cabeça e até meningite. Se esbarrar com algum por aí, fique longe, o Caramujo Africano pode causar até a morte!
Todo o Cuidado com ele!
Evite o contato direto; proteja as mãos com luvas de borracha ou saco plástico, se tiver que pegar no bicho; Fale em casa para lavar bem as verduras, legumes e frutas que entraram em contato com ele. E depois, deixar em 1 litro d´água, com 1 colher de sopa de água sanitária por 15 ou 30 minutos. Daí, lavar com água potável.
ELE PARECE INOFENSIVO, MAS, NÃO É!!!


QUE DOENÇAS O CARAMUJO AFRICANO PODE TRANSMITIR?
1 - ANGIOSTRONGIALIASE MENINGOENCEFALICA: é causado pelo verme localizado na secreção do caramujo.
SINTOMAS: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso. Pode levar a cegueira e a paralisia.
2 – ABGIOSTRONGILIASE ABDOMINAL: doença grave, também causada pelo verme localizado na secreção do caramujo.
SINTOMAS: dor abdominal, febre prolongada, falta de apetite, vômitos, náuseas, mal-estar. Pode levar á morte por perfurar o intestino e causar hemorragias.
VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A COMBATER O CARAMUJO AFRICANO
PARA ELIMINÁ-LO TOME ALGUNS CUIDADOS:

Pegue-os com luvas ou sacos plásticos nas mãos;
Cave um buraco de aproximadamente 80cm e jogue-os dentro;
Coloque fogo ou jogue cal virgem dentro do buraco;
Enterre o buraco para evitar contaminação.
FIQUE ESPERTO!!!!!
Acadêmicos de psicologia: Gisele de Oliveira Guarniéri, Narlete Pereira dos Santos, Valdereis Rocha Nogueira , Jorge Zacarias, Elma Aparecida Gonçalves, Valeria Souza Gil e Geise Felippi.