terça-feira, 10 de junho de 2008

TRABALHO DE EDUCAÇÃO POPULAR NA III MOSTRA NACIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA (clique aqui)

O trabalho desenvolvido em Rio Negro foi aprovado para ser apresentado em Brasília agora em agosto de 2008. É um trabalho sobre o programa na rádio chamado "Saúde Comunitária", realizado pelos profissionais de saúde do PSF em Rio Negro. A idéia é muito boa e é uma ótima sugestão para ser desenvolvida por outros profisionais de saúde em outras localidades!! O trabalho na íntegra está no blog http://psfequipeurbanams.blogspot.com
O vídeo sobre atitude diz bem disso mesmo (postagem anterior).... só é preciso começar e os resultados serão colhidos!!!
Vou colocar aqui o resumo do trabalho para "atiçar" a leitura!!


PARTILHANDO INFORMAÇÕES, CONSTRUINDO CIDADANIA: EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE VIA RÁDIO COMUNITÁRIA


RESUMO

Esse projeto é desenvolvido pela Equipe de Saúde da Família da área urbana em parceria com a rádio FM comunitária Rio Negro desde 2005. O programa de radio foi criado em Curitiba, como trabalho de conclusão do curso de Enfermagem da PUCPR. Em Rio Negro passou por diversas transformações até chegar ao formato que tem hoje. Inicialmente tinha 10 minutos e ia ao ar toda terça-feira às 16 horas. Na segunda fase passou a ser apresentado nas sextas-feiras entre as 10 e 30 e às 11 horas. Atualmente vai ao ar toda quarta-feira entre às 10 e às 11 horas. As atividades em torno do programa e a apresentação é parte integrante das atividades de rotineira da equipe. Envolvem-se com o preparo e execução do programa: Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem, Nutricionista e Agentes Comunitários de Saúde. Alguns quadros, como “o povo do SUS”, são gravados e editados com antecedência e apresentados ao vivo. O programa chama-se “Saúde Comunitária”. Não é um programa de um servidor, mas sim de toda equipe. Geralmente são 3 a quatro participantes por semana. Alguns servidores atuam nas pesquisas e desenvolvimento dos temas e não necessariamente na frente dos microfones. Conforme o tema são convidados outros profissionais e principalmente populares, pois nossa intenção também é criar um diálogo entre o saber popular e o saber técnico científicos dos servidores da saúde. O propósito básico do projeto é partilhar informações com a população e com os servidores, motivar debates em torno de temas importantes para saúde e cidadania, mobilizar a população para participação nos projetos e programas presenciais, divulgar serviços, contribuir com a conscientização dos servidores quanto ao nosso trabalho. Trabalhamos cotidianamente com a idéia de autonomia da população, por isso nos preocupamos em não fazer um programa do tipo “receitas de uma vida feliz”, pois essa formula não condiz com os novos pressuposto de saúde promovido pelo SUS.

Nenhum comentário: