terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Cursos Gratuitos e a Distância oferecidos pelo COFEN aos profissionais da Enfermagem (Link para o site do Programa Proficiência)

Programa Proficiência

Proficiência é um programa de iniciativa do Cofen que oportuniza a atualização e o aprimoramento dos profissionais da Enfermagem por meio de cursos gratuitos a distância. Com conteúdos atuais e de grande relevância, esses cursos aliam conceitos teóricos a práticas difundidas no campo da enfermagem.

Se você busca ampliar seus conhecimentos e técnicas de trabalho, inscreva-se agora mesmo no Proficiência!

http://www.programaproficiencia.com.br/

ONU CONCEDE PRÊMIO A ENFERMEIRA DULCE HULF POR AÇÃO INDIVIDUAL CONTRA CORRUPÇÃO (Link site do COFEN)

Essa notícia honra todas as mulheres e enfermeiros desse país! Professora Dulce, és um exemp0lo para todos nós!




Ao lado dos atores globais, Milton Gonçalves e Carmo Dalla Vecchia, do jornalista Lúcio Vaz (Correio Brasiliense), do ministro Jorge Hage (Portal Transparência), Reginaldo Sousa e Gil Castro (Contas abertas), a conselheira federal do Conselho Federal de Enfermagem, Dulce Hulf, recebeu do Escritório da Organização das Nações Unidas (9), uma placa de reconhecimento pelo seu esforço individual no combate a corrupção ao iniciar o processo de saneamento dos desvios ocorridos no âmbito da administração do Cofen.

O prêmio de reconhecimento as pessoas que combatem corajosamente a corrupção foi instituído por diversos países signatários em 09 de dezembro de 2003, data que passou a ser o referencial do Dia Internacional de combate a corrupção.

Somente em 2005 é que o Brasil passou a ser signatário da convenção internacional de combate a corrupção, designando a Controladoria-Geral da União para acompanhar a implementação da Convenção e outros compromissos que tenham como objetivo o combate implacável a um dos males que acomete as sociedades e seus governos.

A ONU, portanto, possui um Escritório sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Brasil que auxilia o países-membros a ampliar a capacidade de combate as drogas e ao crime, incluindo a corrupção, por meio de estabelecimento de projetos de cooperação técnica.

Os critérios para a escolha das pessoas ou entidades que anualmente são laureadas com a placa de homenagem são rígidos e os dados das ações de cada são checados para aferir a veracidade.

A Doutora Dulce Hulf, por exemplo, foi escolhida para receber a comenda pela sua ação pessoal contra as eventuais fraudes que ocorreram dentro do Conselho Federal de Enfermagem, antes dos dezoito meses em que presidiu a Autarquia.

Em novembro passado, contudo, foi apontada, por autoridades do Ministério Público do Distrito Federal e Magistrados, como o 'caso concreto' de combate individual a corrupção durante um debate no auditório do Jornal Correio Brasiliense, na programação de eventos da semana de Combate a Corrupção, ocorrido em Brasília.

Na oportunidade Dulce relatou as ações implementadas em sua gestão que desencadearam, segundo ela, em ameaças oriundas de presídios cariocas, assim como de incompreensão dos pares por não enxergarem a importância dos atos colocados em prática para o saneamento do Cofen.

Dulce Hulf sustenta que foi na administração do Cofen que aprendeu que o país não tem carência de recursos e o que falta é eficiência na gestão pública com a boa aplicação dos recursos disponíveis. “Além de administrações perdulárias há a malversação que escoa pelo 'ralo' os recursos destinados a população”, diz.

De acordo com Hulf, a comenda recebida é resultado de um trabalho de equipe, além do esforço pessoal. Ela destaca a contribuição da então presidente do Coren do Amazonas, Maria Auxiliadora da Cruz Lima, como essencial para que o trabalho de combate a corrupção no sistema, em parte, fosse desvendado.

Mesmo declarando que a incompreensão e as ameças enfrentadas, acredita que o reconhecimento de um organismo da ONU restaura parte da verdade de sua conduta e sua história dedicada anos a fio ao Sistema Cofen-Corens. “Fui incompreendida por alguns daqueles que deveriam ter apoiado as ações implementadas, mas a história de nossa conduta na gestão do Cofen ainda vai revelar o saldo positivo de nossa contribuição para com a enfermagem brasileira”, espera.

Após elencar o custo pessoal e o sofrimento enfrentado nesses anos, Dulce Hulf acredita que o que fez retrata seu comprometimento profissional e diz que nada foi feito visando qualquer ato político. “O Objetivo era construir um sistema que fosse orgulho para os profissionais, uma 'reforma de costumes', porque o Brasil necessita dessa urgente reforma”, sustenta.

Em relação aos feitos de sua gestão, Dulce destaca o programa de proficiência que hoje é referência para os demais Conselhos Profissionais. “Implantamos o maior programa brasileiro de atualização profissional gratuito com resultados satisfatórios e que é reconhecidamente uma referência”, conclui.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O comprometimento faz a força.

A I Feira de Saúde da Vila São Braz deve ser motivo de orgulho para todos aqueles que se dedicaram para que ela acontecesse. Um trabalho árduo, que contou com a disponibilidade e boa vontade de seus organizadores e parceiros, parceiros estes que faço questão de destacar: CCZ, Rede Feminina de Combate ao Câncer, SAE/CTA, Casa Criança Feliz, Escola Clori B. de Freitas, Radio Coração FM, Funced, Secretaria Municipal de Saúde, Neide e todos os artesãos que estiveram no evento expondo seus trabalhos.
A falta de recursos financeiros limitaram nossas ações, más mesmo assim, não no detivemos frente a esta barreira, nos unimos como equipe e fizemos, com muita alegria aquilo que era possível.
Nosso próximo passo e procurar reunir os artesãos que expuseram seus trabalhos na feira, para que possamos montar uma rede permanente, onde os mesmos possam comercializar seus produtos e assim gerarem renda.
Queremos também fazer uma avaliação de nossa feira, observando os pontos positivos e negativos, para já começarmos a pensar na próxima.
Espero que na próxima edição do evento, possamos ter uma participação unânime da equipe, que possamos trabalhar juntos, e também nos alegrar juntos com os frutos que certamente colheremos.
É ingênuo pensar que os problemas socias, que o vício, que a miséria, que a violência não seja problema nosso, pois a qualquer hora as mais inusitadas situações podem bater a nossa porta, pode fazer vítima uma pessoa querida nossa. Portanto ficar parado olhando tudo acontecer é "prejudicial a saúde", é preciso "regaçar as mangas e botar a mão na massa", é preciso se comprometer. O destino da sociedade depende de cada um de nós.
Valeu pessoal!!!

CASA CRIANÇA FELIZ, GRANDE PARCEIRA...

Por acasião da Feira conseguimos estreitar relaçõs com a Casa Criança Feliz, que tornou-se nossa parceira na arte da Educação Popular. Esta entidade que está situada no mesmo bairro de nossa Unidade de Saúde, Vila São Braz, desenvolve um trabalho importantissimo com crianças e adolescentes. Eles estão sempre promovendo cursos profissionalizantes e atividades culturais que minimizam a vulnerabilidade dos jovens às drogas e ao crime.
Na ocasião do evento, a Casa Criança Feliz realizaram duas apresentações de dança que alegraram nossa Feira. Muito obrigado pessoal, pela parceria, pela colaboração.


















A escola que sediou nosso evento, Clori B. Freitas, também participou do evento. Eles apresentaram duas musicas com as crianças da pré-escola.

Esta galerinha da foto logo abaixo nos traz um orgulho todo especial, podemos dizer que são filhos nossos. O trabalho foi organizado e dirigido pela ACS Rita e ACS Sueli. Trata-se do projeto: "Sementes do amanhã", um grupo de dança e coreografia formado por crianças e adolescentes do nosso bairro.

é isso aí galera

sábado, 6 de dezembro de 2008

ATIVIDADES E ATRAÇÕES NA FEIRA

A idéia do cinema na comunidade foi ótima, muitas crianças participaram assistindo aos filmes exibidos. O público foi mais expressivo na sexta feira com o filme "Vida de Inseto", onde a sala ficou repleta de crianças que curtiram muito a idéia.
Com a utilização de uma caixa amplificada e um projetor de imagens (data show), tentamos imitar um ambiente de cinema. Foi muito legal, visto que muitas das crianças que assistiram aos filmes, nunca tiveram a oportunidade de adentrar um cinema.
Notei algumas crianças deslumbradas com aquele tamanho de imagem, que diziam "olha lá que legal". Ouvir isso parece muito comum e simples, e de fato é, más também é muito gratificante.


A cama elástica foi um sucesso!
O ingresso para pular no brinquedo era um frasco de garrafa pet, material que foi destinado à reciclagem.
A meninada fez a maior festa, o ACS Bruno que o diga, ele ficou a tarde toda organizando a interminável fila daqueles que queriam brincar. ACS Bruno

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

PRODUTOS ARTESANAIS NA I FEIRA DA SAÚDE





O GRUPO DE ADOLESCENTES SE APRESENTANDO NA FEIRA


O grupo de adolescentes Sementes do Amanhã faz parte do Projeto de Educação em Saúde realizado pelos profissionais da Equipe 17. O Objetivo é proporcionar atividades de lazer e oportunidades de aprendizado, colaborando para a construção de um futuro melhor para os adolescentes da Vila São Braz.

EQUIPE ENVOLVIDA COM A REALIZAÇÃO DA FEIRA





PRODUTOS ARTESANAIS NA FEIRA








quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

AMANHÃ SERÁ O GRANDE DIA

Estamos muito felizes e eufóricos pois chegou o dia da nossa 1ªFEIRA DE SAÚDE.
Com o tema: "COMUNIDADE E PROFISSIONAIS DA SAÚDE: APRENDENDO A CAMINHAR JUNTOS", o evento contará com»
  • Exposição e comercialização de trabalhos artesanias produzidos pela própria comunidade;
  • Apresentações culturais;
  • Atividades de educação em saúde;
  • Sala de cinema;
  • ... e muito mais.
PROGRAMAÇÃO DA FEIRA
04/12/2008
  • 14hs - Abertura
  • 15hs - Dança de rua com as crianças da creche Criança Feliz
  • 15:30hs - Apresentação do grupo de capoeira
  • Educação em saúde - abordando a dengue (CCZ)
  • 16:30hs - Grupo de dança "Projeto Sementes do amanhã"
  • 17:30hs - Apresentação Musical
  • 18hs - Apresentação do grupo de coreografia da Igreja Batista
  • 19hs - Encerramento
05/12/2008
  • 14hs - Apresentação Musical com o Coral da creche Criança Feliz
  • Educação em saúde - Rede de Combate ao Câncer
  • 15hs - Apresentação do grupo de coreografia da Igreja Batista
  • Educação em saúde - Abordando DST/AIDS (SAE/CTA)
  • 16hs - Educação em saúde - Abordando a reciclagem de vidros
  • 17hs - Educação em saúde - abordando a dengue (CCZ)
  • 18hs - Grupo de dança "Projeto Sementes do amanhã"
  • 19hs - Encerramento
OBS: O grupo de dança "Projeto Sements do Amanhã", é formado por crianças e adolescentes da própria comunidade, em uma iniciativa da ESF 17, cujo objetivo é propiciar oportunidade de trabalhar educação em saúde dentro desta faixa etaria. Acreditamos que estes mesmos, (jovens) poderão ser os multiplicadores de uma nova ideologia de saúde voltada a auto-responsabilização da qualidade de vida e saúde individual e coletiva.
  • Os trabalhos artesanais estarão sendo comercializados e a renda da venda dos artesanatos ficará em posse do respectivo artesão. Serão expostos excelentes trabalhos.
  • Simultaneamente à toda esta programação estarão sendo exibidos filmes, em sua maioria nacionais, no intuito de valorizar o que é nosso. Este será o nosso "cinema na comunidade", e para tal, a sala será equipada com telão e surround.
LOCAL: A Feira de Saúde estará acontecendo na Escola Municipal Clori Benedeti de Freitas, no jardim joquei clube.

VENHA PRESTIGIAR NOSSO ENVENTO, VOCÊ QUE ACESSOU ESTE BLOG É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL