quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DEZ ANOS SEM PAULO FREIRE




Paulo Freire nasceu em Recife, no dia 19 de setembro de 1921.Em sua trajetória de vida, Paulo Freire escreveu mais de 40 livros. Recebeu vários títulos de doutor honoris causa de universidades do mundo inteiro, que reconhecem até hoje a importância de seu método educativo. No dia 2 de maio de 1997, aos 75 anos, morria em decorrência de uma doença do coração, o pedagogo que valorizou as histórias de vida e o universo vocabular dos grupos populares como método de alfabetização: o pernambucano Paulo Neves Freire.

FRASES DE PAULO FREIRE

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo".(Paulo Freire)

"O mundo não é, o mundo está sendo".(Paulo Freire)

"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém". (Paulo Freire)

"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão". (Paulo Freire)

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)

"Não se pode falar de educação sem amor".(Paulo Freire)

"A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate. A análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa". (Paulo Freire)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".(Paulo Freire)

"Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes". (Paulo Freire)

"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem ...""Estudar é um dever revolucionário""A escola sozinha não muda as condicões de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"( Paulo Freire)

"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes,mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente". (Paulo Freire)

2 comentários:

Anônimo disse...

Em Paulo Freire me orgulho de ser humano, de ser brasileiro!
Abraços,
Ana Márcia

salete moraes disse...

Paulo Freire, meu grande mestre e incentivador! Saudade!