segunda-feira, 9 de junho de 2008

VENDO O INVISÍVEL

Esse texto me fez refletir....
Gostaria de compartilhar com vocês ele na íntegra....é de um amigo meu da época da meninice... nos idos de 1986!!Ele já era genial...



Já faz alguns dias que uma idéia, uma frase, tem trazido um certo grau de incômodo cerebral. Como se os meus neurônios estivessem pedindo para que suas sinapses se transformassem em texto e então postadas em papel e depois expostas no intangível universo do mundo virtual.

Você já viu alguém invisível?

Não, não! Não falo aqui de experiências místicas, sobrenaturais ou do mundo do "aquém do além adonde veve os mortos", como dizia o vampiro-brasileiro, Bento Carneiro. Falo de ver ou melhor, de não ver quem está todo o tempo ao nosso redor. Falo de pessoas, de gente e gente viva.

Estas visíveis-pessoas-invisíveis nos observam, nos prestam serviços, nos olham e olhamos nós para elas também mas é como se elas não estivéssem ali; nossos olhos vão além e nada vêem a não ser a difusa forma humana sem rosto, sem corpo, sem alma.

Nas ruas, nos supermercador, nos shoppings, nos coletivos, nas igrejas, nas casas... o exército de visíveis-invisíveis é imenso e a todo o tempo aumenta mais. São indigentes, abandonados, garis, domésticas, empregados, vizinhos, visitas... para estes e outros tantos por vezes agimos com impessoalidade. Não damos a atenção sequer mínima de num ato de cortesia e civilidade expressar com um cumprimento, uma saudação votos de respeito.

A ciência já comprovou os benefícios que advêm do desejar, por exemplo, um bom-dia aos outros. Mas eu, nós, insistimos em esconder nossa, minha, incapacidade de ir além de mim, nós mesmos.

Ver o visível-invisível requer exercício de doação; de esvaziar-se do orgulho jactante ou da timidez enclausurante e valorizar o outro porque ele é como eu, nós, somos: pessoa. Tem rosto, tem corpo, tem alma.

Blog do Estefenson Prado
http://ideiadogelo.blogspot.com/2008/06/vendo-o-invisvel.html

Um comentário:

Anônimo disse...

Cibele,

Que honra a minha poder dizer que tive o prazer de dividir parte de minha infância com você... se hoje você diz que sou genial é certamente porque tive desde a mais tenra idade amigos como você que sempre me estimularam a ser uma pessoa melhor.
Meu muito obrigado pelo carinho.
Deus seja louvado... sempre!