sexta-feira, 20 de junho de 2008

GRAVIDEZ E ADOLESCÊNCIA



Foram realizadas atividades educativas na CASA CRIANÇA FELIZ, que é coordenada por uma ONG que atende meninos e meninas de 6 a 16 anos. As atividades foram realizadas com meninos e meninas de 10 a 16 anos sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência.



A gravidez na adolescência envolve, dente outros aspectos, num campo mais amplo, questões relacionadas ao ser adolescente e, num sentido mais específico, aspectos ligados à sexualidade. A adolescência caracteriza-se por ser um período de descoberta do mundo, dos grupos de amigos, de uma vida social mais ampla. Assim, a gravidez pode vir a interromper, na adolescente, esse processo de desenvolvimento próprio da idade, fazendo-a assumir responsabilidades e papéis de adulta antes da hora, já que dentro em pouco se verá obrigada a dedicar-se aos cuidados maternos.

O prejuízo é duplo: nem adolescente plena, nem adulta inteiramente capaz. A adolescência é também uma fase em que a personalidade da jovem está se formando e, por isso mesmo, é naturalmente instável. Hoje, os meninos e meninas entram na adolescência cada vez mais cedo. O início Puberdade fase em que nos meninos surgem a ejaculação e da menstruação indicam que eles estão começando a sua vida fértil, isto é, que chegaram àquela fase da vida em que são capazes de gerar um bebê.

Este projeto teve por objetivo promover o conhecimento dos riscos e repercussões de uma gestação na vida das(os) adolescentes da Casa Criança Feliz.
O projeto possuiu o intuito de abranger atividades como dinâmicas de grupo e psicodinâmica, palestras de promoção à saúde, informações necessárias as adolescentes sobre gravidez na adolescência, os riscos que ocorrem na gestação e as mudanças que na vida de uma mulher e de um homem, quando torna-se pais e orientação sobre as formas de prevenção de uma gravidez indesejada.




Acadêmicas de psicologia que executaram as atividades foram: Claudia Sguissardi, Cyntia Thais, Fernanada Martins , Lillian Machado e Sandra Mara

Um comentário:

Unknown disse...

otimo trabalho...e que delicia de equipe..exageram em ser lindas..bjaum