sexta-feira, 6 de junho de 2008

CARAMUJO AFRICANO

Os acadêmicos de psicologia da UNIGRAN, sob coordenação da professora Elizete Comerlato realizaram várias atividades educativas junto à comunidade da Vila São Braz e com a equipe do PSF 17. Um dos temas abordados foi sobre o Caramujo Africano e os riscos para à saúde! Abaixo está um panfleto montado por eles para informar a população sobre os cuidados que são necessários para não ser contaminado por doenças trasnmitidas pelo Caramujo Africano!




Ele é grandão, mede de 10 a 20 cm e pesa até meio quilo e, é danado para comer plantas e frutas que vê pela frente. Muito cuidado com o Caramujo Africano! Transmite doenças através da gosma que deixa na pele das pessoas, em hortaliças e frutas e por onde passa. Ataca o intestino, dá dor na barriga, febre, enjôo, vômitos, diarréia, dor de cabeça e até meningite. Se esbarrar com algum por aí, fique longe, o Caramujo Africano pode causar até a morte!

Todo o Cuidado com ele!
Evite o contato direto; proteja as mãos com luvas de borracha ou saco plástico, se tiver que pegar no bicho; Fale em casa para lavar bem as verduras, legumes e frutas que entraram em contato com ele. E depois, deixar em 1 litro d´água, com 1 colher de sopa de água sanitária por 15 ou 30 minutos. Daí, lavar com água potável.
ELE PARECE INOFENSIVO, MAS, NÃO É!!!






QUE DOENÇAS O CARAMUJO AFRICANO PODE TRANSMITIR?
1 - ANGIOSTRONGIALIASE MENINGOENCEFALICA: é causado pelo verme localizado na secreção do caramujo.
SINTOMAS: dor de cabeça forte e constante, rigidez na nuca e distúrbios do sistema nervoso. Pode levar a cegueira e a paralisia.

2 – ABGIOSTRONGILIASE ABDOMINAL: doença grave, também causada pelo verme localizado na secreção do caramujo.
SINTOMAS: dor abdominal, febre prolongada, falta de apetite, vômitos, náuseas, mal-estar. Pode levar á morte por perfurar o intestino e causar hemorragias.

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A COMBATER O CARAMUJO AFRICANO

PARA ELIMINÁ-LO TOME ALGUNS CUIDADOS:




Pegue-os com luvas ou sacos plásticos nas mãos;
Cave um buraco de aproximadamente 80cm e jogue-os dentro;
Coloque fogo ou jogue cal virgem dentro do buraco;
Enterre o buraco para evitar contaminação.



FIQUE ESPERTO!!!!!
Acadêmicos de psicologia: Gisele de Oliveira Guarniéri, Narlete Pereira dos Santos, Valdereis Rocha Nogueira , Jorge Zacarias, Elma Aparecida Gonçalves, Valeria Souza Gil e Geise Felippi.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqui no meu quintal tem esse caramujo, eu estava esmagando-o pegando ele com as mão desprotegidas e jogando-os contra o muro, agora estou com medo pois estou a mais de uma semana com diarréia, e aqui em casa tem uma hortinha ... eu tento manter esses bichos longe da horta mas de vez enquando encontro um lá.

Unknown disse...

oi meu nome é williams e moro aqui na cidade de joão pessoa pb,sou caseiro de um colégio e aqui tem muito desses bichos,eu sempre estou cavando buracos e colocando eles dentro e coloco bastante sal encima deles depois eu cubro com areia.estou fazendo o certo?

Anônimo disse...

nuss aqui perto de casa da investado mesmo onde se olha voce ve esses bixos aqui em casa naum xego ainda naum to comedo naum sei oq fasso a prefeituda da cidade nem liga a zonosi também naum thá nem aii nem sabemos oq faze morro em serrana perto de ribeirao preto