segunda-feira, 26 de maio de 2008

IDÉIAS DE DINÂMICAS PARA GRUPOS DA TERCEIRA IDADE

Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"

Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!

Contribuição enviada pela usuária: Andressa Carneiro - Vitória de Santo Antão PE - dentista
Fonte:http://www.cdof.com.br/recrea18.htm#2

Outra Versão: Dinâmica "Caixinha de Surpresas"

Objetivo: Dinâmica do autoconhecimento;Falar sobre si
Materiais: caixinha com tampa, eEspelho
Procedimento:Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.
Contribuição enviada pela usuária: Iara Elisa - Charqueadas - RS - Assistente Social

Fonte:http://www.cdof.com.br/recrea18.htm#2


Dinâmica: " do objeto pessoal"


Objetivo: Comprometimento
Material: Objeto pessoal,
Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência qualquer objeto de muito apego(valor emocional).
Fazer um sorteio(como se fosse amigo secreto) e trocar os objetos.
O coordenador estabelecerá um período (1 semana) para que um guarde o objeto do outro com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, estes destrocarão seus pertences contando um pouco do que descobriram do outro e do objeto deste, além do cuidado especial que tiveram com o objeto.
Resultados: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de doce e entregou para a colega, a outra comeu tudo e no dia não tinha nada para falar nem para devolver para a amiga.
Sugestão: pode ser feito com plantas

Contribuição enviada pelo usuário: Ruth Alves - SP

Fonte:http://www.cdof.com.br/recrea24.htm#24

Dinâmica: Caixa de Bombom


Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido.

O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.

Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.

Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silência e lê o parágrafo 1:

1. PARABÉNS!
*Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:

2. ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...).

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais SEXY.

9. Parabéns! A sensualidade torna a presença ainda mais marcante e atraente. Mas o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.

10. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE.

11. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

12. A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

13. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que é um ARTISTA.

14. Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ.

15. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.

16. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

17. Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES !

E assim o presente é distribuído entre todos !

Autor: Desconhecido

Fonte:http://www.cdof.com.br/recrea4.htm

Dinâmica: Trocando os crachás

OBJETIVOS: Conhecer os integrantes do grupo, “quebrar
o gelo”, chamar à participação e ao movimento.

MATERIAL: Crachás para todos, contendo os nomes de cada
um.

PROCESSO: No inicio do encontro, distribuem-se os crachás
normalmente, de forma que cada um receba o seu próprio nome.

Após algum tempo, recolher novamente os crachás e colocá-los
no chão, com os nomes voltados para baixo. Cada um pega um para si; caso
peque o próprio nome, deve trocar.

Colocar o crachá com outro nome e usá-lo enquanto passeia pela
sala.

Enfim procurar o verdadeiro dono do nome (crachá) e entregar a ele seu
crachá. Aproveitar para uma pequena conversa informal; procurar se conhecer
algo que ainda não conhece do colega.

Partilhar a experiência no grande grupo.



Dinâmica: A cor do sentimento

OBJETIVOS: Identificar os próprios sentimentos e expressá-los,
partilhando-os com o grupo.

MATERIAL: Guardanapos ou tiras de papel crepom de cores variadas.

PROCEDIMENTOS: Durante os primeiros cinco minutos o animador solicita às
pessoas participantes que se concentrem, fechando os olhos, procurando uma interiorização
e uma conscientização acerca dos próprios sentimentos no
momento.

Decorridos os cinco minutos, e abrindo os olhos, o animador pede que cada pessoa,
em silêncio, escolha um guardanapo, relacionado a cor dele com os sentimentos
do momento.

Prosseguindo, formam-se subgrupos obedecendo às cores do guardanapo,
resultando daí grupos numericamente variados.

Cada membro desses grupos irá explicar para o seu grupo o relacionamento
encontrado entre a escolha da cor do guardanapo e os seus sentimentos do momento,
levando para este exercício de 15 a 20 minutos.

Terminada esta etapa do exercício, todos se despedem uns dos outros,
e o animador solicita que todos procurem expressar seus sentimentos do momento,
através de uma forma dada ao guardanapo. O importante não é
tanto se a forma dada ao guardanapo seja muito exata, mas o que esta forma representa.

A seguir formam-se novos subgrupos, ajuntando os membros pela semelhança
das formas dadas ao guardanapo, e durante alguns minutos cada irá expor
ao grupo o significado do formato dado.

Desfeitos os subgrupos, seguem-se, em plenário, os comentários
acerca da vivência deste exercício.

Fonte:http://dinamicaeducativa.blogspot.com/search/label/Dinamicas%20de%20Grupo%2015

28 comentários:

Marcelo Campos e Giane Elisa Sales de Almeida disse...

Só para agradecer pela disponibilização dessas técnicas de dinâmica de grupo. Sou médico de família no município de Juiz de Fora e sempre procuro realizar os trabalhos educativos de forma lúdica... um abraço.
Marcelo Campos

Mateus de Alencar e Denylson Alexandre disse...

eu fiz um blog sobre os jogos do flamengo e o
jogosdoflamengo2009.blogspot.com/

Anônimo disse...

Adorei suas dinâmicas é sempre bom ver pessoas compartilhando idéias.
Parabéns!
N

Carla disse...

Parabéns! é um comentário alegre, porém as dinamicas são excelente, irei aplicar em um grupo de senhoras muito esforçadas...
Obrigada.
Carla

Unknown disse...

Gostei bastante das dinâmicas, irei aplicar em grupos pois trabalho no PSF valeu.

Anônimo disse...

Gostei muito. Estava a procura de dinâmicas que pudessem ser aplicadas no grupo de idosos.
Obrigada
Elzenir

Nathan (Artigo da Terceira Idade) disse...

Gostei desse artigo, importante informar com qualidade as pessoas na terceira idade, grupo cada vez mais numeroso.
Abraços !

Anônimo disse...

Rejane Poa-RS
Adorei este artigo,atividades muito importante,parabéns.
bjus

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
maruzia disse...

Adorei, elas me foraõ, utéis até demais. obg.

Erotilde disse...

Quero agradecer de todo coração
estas dicas de dinâmicas.
Na igreja, trabalhamos com um
grupo que chamamos de Geração
Inovadora.
Além da parte espiritual também
fazemos dinâmicas, brincadeiras,
passeios etc.
Todos adoram.
Beijokas.

Erotilde -Praia Grande/SP

Aldeides Frota disse...

ADOREI O BLOG, TEM DICAS MARAVILHOSAS
DE DINÂMICA E VIDA SAUDÁVEL. MAS GOSTARIA DE SALIENTAR, EM RELAÇÃO A COR VERDE NO FUNDO DO TEXTO DIFICULTA QUALIDADE DA VISÃO NA LEITURA. POREM NO GERAL EXCELENTE.

Bruna Moreira disse...

Fiquei muita animada com duas dinâmicas que eu encontrei aqui e poderei utilizar com os meus grupos da melhor idade, pois sou uma condutora de atrativos religiosos em Trindade_GO,e todos os finais de semana estou conduzindo algum grupo. As dinâmicas que eu vou utilizar e do chapéu e a caixa de bombom, vão ser excelente para minha atuação. Fico grata a quem disponibilizou!

Carmen Cardoso disse...

Gostei muito. Estava a procura de dinâmicas que pudessem ser aplicadas no grupo de idosos.
Estou no primeiro periodo de Serviço Social e no momento estou sendo volutária da ASSOCIAÇÃO RIOGRANDENSE PRO-IDOSO (ARPI).VAI ME AJUDA MUITO

Obrigada

Jesus disse...

parabéns! muito bom!

Anônimo disse...

Benção de Deus, eu estava procurando algumas dinâmicas para fazer com pessoas da terceira idade e aqui está, parabéns, dinâmicas maravilhosas.Obrigado! (Nadine)

Unknown disse...

Parabéns... adorei a dinâmica da caixa de bombom. Era o que eu estava precisando.
Muito Obrigada!!!!!

Jô Martins disse...

Gostei muito das dinâmicas, me ajudaram a descontrair os idosos em um evento da Igreja que faço parte.

Anônimo disse...

Achei muito interessante! Parabéns!
Adorei mesmo e vou aplicar com minhas irmãs da igreja que frequento! Adorei!

Anônimo disse...

axei muito legal essa dinâmica sem dúvidas vou fazer com meus velhinhos

Unknown disse...

Oi gostei muito ra o que eu esva procurando para trabalhar com idosos foi muito bom e interessante. Obrigado cida

Anônimo disse...

Muito boa essas dinâmicas alguma conheço e as demais são ótimas vou colocar em prática. Sou cuidadora de idosos e trabalho muito com dinâmica. Parabéns.

Anônimo disse...

Muito boa as dinâmicas.. algumas já conhecia e são muito boas, outras irei aplicar ao projeto que participo "vida ativa" da UFG, direcionado a um público alvo de senhoras da cidade de Goiânia-GO.

Unknown disse...

Já fiz a do presente. Foi um sucesso! Obrigada pela ideia.

Unknown disse...

Na FR Promotora você encontra os melhores planos de saúde com opções para cada região do país. Acesse o site https://www.frpromotora.com/planodesaude.php?id=45663167 e saiba mais.

Unknown disse...

Na FR Promotora você encontra os melhores planos de saúde com opções para cada região do país. Acesse o site https://www.frpromotora.com/planodesaude.php?id=45663167 e saiba mais.

Unknown disse...

Esse site tem um cheiro estranho kkkkk

Adê disse...

Muito bom, aqui posso trabalhar com o GRUPO GIRASSOL, de terceira idade, de diversas formas, parabéns, que venham novaa dinâmicas.